UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES DISCUTIDOS NOS LIVROS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO PNLD 2021
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35230Palabras clave:
Livros Didáticos, Interações Intermoleculares, PNLD 2021, Ensino de QuímicaResumen
Este trabalho teve o objetivo de analisar como livros didáticos do PNLD 2021 utilizados no Ensino Médio, discorreram sobre os conceitos de Interações Intermoleculares. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1977) em um corpus de análise de 42 livros, que apresentou três categorias: Definição do Conceito, Aplicação do Conceito, Representação do Conceito. Destacou-se a importância da integração dos três níveis da Química (macroscópico, submicroscópico e simbólico) promovendo uma aprendizagem mais equilibrada e alinhada com os objetivos educacionais do Novo Ensino Médio.
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