UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES DISCUTIDOS NOS LIVROS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO PNLD 2021

Autores

  • Natália Maiquele Dalmann Maron ufpel
  • Michael Costa da Rosa ufpel
  • Fernanda Karolaine Dutra da Silva ufpel
  • Vitória Schiavon da Silva ufpel
  • Alessandro Cury Soares ufpel
  • Bruno dos Santos Pastoriza ufpel

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35230

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Interações Intermoleculares, PNLD 2021, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de analisar como livros didáticos do PNLD 2021 utilizados no Ensino Médio, discorreram sobre os conceitos de Interações Intermoleculares. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1977) em um corpus de análise de 42 livros, que apresentou três categorias: Definição do Conceito, Aplicação do Conceito, Representação do Conceito. Destacou-se a importância da integração dos três níveis da Química (macroscópico, submicroscópico e simbólico) promovendo uma aprendizagem mais equilibrada e alinhada com os objetivos educacionais do Novo Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa: Persona, 1977. 229 p.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, p. 549-566, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/. Acesso em: 07 jun. 2025.

DRIVER, R; ASOKO, H; LEACH, J; MORTIMER, E; SCOOT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química nova na escola, v. 9, n. 5, p. 31-40, 1999. Disponível em: https://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/aluno.pdf . Acesso em: 07 jun. 2025.

FUKUI, A.; NERY, A. L.; AGUILAR, J. B.; CARVALHO, E. G.; LIEGEL, R. M.; AOKI, V. L. M.. Ciências da natureza e suas tecnologias: Composição e estrutura dos corpos. São Paulo: SMEducação, 2020. 260 p.

GILBERTO, J. M. A.; MARTHO, G. R.; FERRARO, N. G.; PENTEADO, P. C. M.; TORRES, C. M.; SOARES, J.; CANTO, E. L.; LEITE, L. C. C.. Moderna Plus Ciências da natureza e suas tecnologias: Água e vida. São Paulo: Moderna, 2020. 268 p.

GODOY, L.; DELL´AGNOLO, R. M.; MELO, W. C.. Ciências da Natureza: Matéria, Energia e Vida. São Paulo: Editora Ftd, 2020. 292 p.

JOHNSTONE, A. H. Chemical education research in Glasgow in perspective. Chemistry Education Research and Practice, v. 7, n. 2, p. 49-63, 2006. Disponível em: https://pubs.rsc.org/en/content/articlehtml/2006/rp/b5rp90021b . Acesso em: 07 jun. 2025.

LOPES, S.; ROSSO, S.. Ciências da Natureza Lopes & Rosso: Água, Agricultura e o uso da terra. São Paulo: Moderna, 2020. 260 p.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2013, 112 p.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. I. A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, v. 23, p. 273-283, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/QZSvNkKHJHG3Wk6XsSd7Phb/?format=html&lang=pt . Acesso em: 07 jun. 2025.

MORTIMER, E.; HORTA, A.; MATEUS, A.; MUNFORD, D.; FRANCO, L.; MATOS, S.; PANZERA, A.; GARCIA, E.; PIMENTA, M.. Matéria, energia e vida - uma abordagem interdisciplinar: Materias e energia - Transformações e conservação. São Paulo: Scipione, 2020. 284.

PAULETTI, F. Entraves ao ensino de química: apontando meios para potencializar este ensino. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Manaus, v. 5, n. 8, p. 98-107, 2017. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/39 Acesso em: 07 jun. 2025.

ROCHA, C. J. T.; FARIAS, S. A. A importância do livro didático na integralização e aulas de Química em escola pública. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 7, n. 17, p. 1547-1560, 2020. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4947/3787. Acesso em: 07 jun. 2025.

ROGERS, C. Tornar-se pessoa. Tradução de Ferreira, M. J. C. e Lamparelli, A. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 489 p.

ROS, A. C. La estructura conceptual de la química: realidad, conceptos y representaciones simbólicas. Alambique: Didáctica de las ciencias experimentales, n. 78, p. 7-20, 2014. Disponível em: https://www.veronicagomez.com.ar/DQ/quimica_dificil/Caamano_2014_La_estructura_conceptual_de_la_quimica.pdf . Acesso em: 07 jun. 2025.

SANTOS, K. C; CHINELLATO, E. A; SILVA, R. A.; KIMURA, M.; FERRARO, A. C. S.; FRÓES, A. L.; OGO, M. Y.; MICHELAN, V.. Diálogo Ciências e suas tecnologias - vida na terra: como isso é possível? São Paulo: Moderna, 2020. 292 p.

SANTOS, K. C.; CHINELLATO, É. A.; SILVA, R. A.; KIMURA, M.; FERRARO, A. C. S.; FRÓES, A. L.; OGO, M. Y.; MICHELAN, V.. Diálogo Ciências e suas tecnologias - Energia e sociedade: uma reflexão necessária. São Paulo: Moderna, 2020. 268 p.

THOMPSON, M.; RIOS, E. P.; SPINELLI, W.; REIS, H.; SANTANNA, B.; NOVAIS, V. L. D.; ANTUNES, M. T.. Conexões Ciências e suas tecnologias: Saúde e tecnologia. São Paulo: Moderna, 2020. 252 p.

THOMPSON, M.; RIOS, E. P.; SPINELLI, W.; REIS, H.; SANTANNA, B.; NOVAIS, V. L. D.; ANTUNES, M. T.. Conexões Ciências e suas tecnologias: Conservação e transformação. São Paulo: Moderna, 2020. 244 p.

ZACHEU, A. A. P.; CASTRO, L. Dos tempos imperiais ao PNLD: a problemática do livro didático no Brasil. Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, v. 14, p. 1-12, 2015. Disponivel em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2015/jornadadonucleo/dos-tempos-imperiais-ao-pnld--a-problematica1.pdf . Acesso em: 07 jun. 2025.

ZANON, V, S. O livro didático, o currículo mínimo estadual e o ENEM: uma análise sobre interações intermoleculares. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Disponível em: https://app.uff.br/riuff;/bitstream/handle/1/11446/VSZ%20Monografia%20Licenciatura%20FINAL%20-%20corrigida%202.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 07 jun. 2025.

Downloads

Publicado

25-11-2025

Como Citar

DALMANN MARON, N. M.; COSTA DA ROSA, M.; DUTRA DA SILVA, F. K.; SCHIAVON DA SILVA, V.; CURY SOARES, A.; DOS SANTOS PASTORIZA, B. UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES DISCUTIDOS NOS LIVROS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO PNLD 2021. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35230. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/35230. Acesso em: 4 dez. 2025.