Tecnologias digitais no ensino de ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico
DOI :
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.1.19155Mots-clés :
Conhecimento Científico, Tecnologias Digitais, Ensino de CiênciasRésumé
Resumo: Este artigo busca entender, por meio de um levantamento de estado da arte, como as tecnologias digitais podem influênciar na construção do conhecimento científico no ensino de ciências e matemática. Procura-se demonstar as relações existentes na construção do conhecimento científico, tendo como parâmetro a sociedade que caminha rumo ao desenvolvimento tecnológico. Por meio dos conceitos epistemológicos de ciências, tentamos estabelecer as conexões da ciência com o novo cenário mundial, bem como, debate-se as habilidades necessárias para que docentes e discentes consigam desenvolver o ensino de ciência no contexto da revolução digital. Buscamos fundamentar este estudo de forma a estabelecer quais são as habilidades inerentes aos cidadãos do século XXI com as possibilidades que as tecnologias podem oferecer para a inserção do acadêmico no processo de aprendizagem das ciências. Reflete-se sobre as principais pesquisas que envolvem a temática e como podemos abordá-la no processo de construção do conhecimento científico.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Tecnologias Digitais; Conhecimento Científico.
Digital technologies in science teaching: reflections and possibilities in the construction of scientific knowledge
Abstract: This article seeks to understand, through a survey of state of the art, how digital technologies can influence the construction of scientific knowledge in science and mathematics education. It seeks to demonstrate the existing relationships in the construction of scientific knowledge, taking as a parameter the society that is moving towards technological development. Through the epistemological concepts of science, we try to establish the connections of science with the new world scenario, as well as discuss the skills necessary for teachers and students to develop science teaching in the context of the digital revolution. We seek to base this study in order to establish the skills inherent to the citizens of the 21st century with the possibilities that technologies can offer for the insertion of the academic in the process of learning the sciences. It reflects on the main research that involves the theme and how we can approach it in the process of construction of scientific knowledge.
Keywords: Science teaching; Digital Technologies; Scientific knowledge.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Maria E. B. Tecnologias na educação: perspectivas e novos desafios à inovação. In: DIAS, Paulo; OSÓRIO, António José. TIC na Educação: Perspectivas e Inovação. Braga: Cores d’Eleição, 2012 (Centro de Competências da Universidade do Minho – Portugal).
BARNABÉ, Iolanda. Os professores como aprendizes com as TICs. In: BARBA, C.; CAPELLA, S. Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
BEZERRA, Edson Alves. A educação e as novas tecnologias. WebArtigos. São Paulo: WebArtigos, 2007. Disponível em: < http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-e-as-novas-tecnologias/3050>. Data de acesso: 07 de setembro de 2015.
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2011.
CACHAPUZ, A. et al. Saberes básicos de todos os cidadãos no século XXI. Lisboa: CNE, 2004.
CARRILHO, Manuel Maria. Epistemologia – Posições e Críticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.
CASTELO BRANCO, A.K.A. Difusão Científica: da universidade à escola. Jundiaí, SP: Paco Editorial. 2015.
CORRÊA, André Luis. O ensino de ciências e as tecnologias digitais: competências para a mediação pedagógica. 2015. 175 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.
DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1979.
ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. São Paulo: McGraw-Hill, 2010.
KENSKI, Vani. Moreira. Educação e Comunicação: Interconexões e convergências. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104 - Especial, p. 647-665, out. 2008. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Data de acesso: 02 de março de 2018.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MACEDO, Francisco C. da S.; KALHIL, Josefina B. Tecnologias digitais computadorizadas na Educação em Ciências: podem contribuir?. Latin American Journal of Science Education. México, LAJSE, v. 2, n. 1, p.01-09, jul. 2014. Disponível em: < http://www.lajse.org>. Data de acesso: 10 de maio de 2017.
MAIA, J.; SILVA, J.; JESUS, K.; PASSOS, M.; GOMES, V.; SILVA, A. Concepções de ciência, tecnologia e construção do conhecimento científico para alunos do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2009. Florianopolis. Anais ... Florianópolis: ABRAPEC, 2009.
MORAN, José M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, José M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.
MOREIRA, M.A. A pesquisa em educação em ciências e a formação permanente do professor de ciências. In SÁNCHEZ; J.M., OÑORBE, T.; Bustamante, G.I. Educación Científica. España: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Alcalá, 1999.
PAPERT, S. Logo: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1980.
PINHEIRO, Cíntia B. F. A construção do conhecimento científico: a web semântica como objeto de estudo. 2008. 63f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista, Marilia, 2008.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, p.01-06, outubro 2001. Disponível em: < http://marcprenskyarchive.com/writings>. Data de acesso: 05 de março de 2016.
PRETTO, Nelson D. L. Linguagens e Tecnologias na Educação. In: CADAU, Vera M. Cultura, Linguagem e Subjetividade no Ensinar e Aprender. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2017.
ROBERTO, Lúcia H. S. Construindo o conhecimento científico em sala de aula. In: ________. Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências: a sala de aula. e-Aulas: USP, 2018. Disponível em: < http://eaulas.usp.br>. Data de acesso: 01 de março de 2018.
SÁ, Patrícia; PAIXÃO, Fátima. Competências-chave para todos no Séc. XXI: orientações emergentes do contexto Europeu. Interacções, v.11, n. 39, número especial, p. 243-254, 2015 (XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, Portugal). Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8735/6294>. Data de acesso: 16 de fevereiro de 2018.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006.
SCHWARTZMAN, Simon; CHRISTOPHE, Micheline. A educação em ciências no Brasil. Brasil: IETS, 2010.
SCHLICHTING, Homero A.; BARCELOS, Valdo. Concepções de Humberto Maturana sobre Ciência e Filosofia -Contribuições à formação de professores. In SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: CONFLUÊNCIAS, 2., 2006. Santa Maria. Anais ... Santa Maria: FACOS-UFSM, 2006. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe>. Data de acesso: 03 de março de 2018.
SILVA, Rosilani B. da; et al. Educação, Linguagem e novas tecnologoas da comunicação: por uma aprendizagem significativa. In: ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE, 13.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA ON LINE, 10, 2016. Anais (XIII EVIDOSOL e X CILTEC) ... Belo Horizonte: UFMG, 2016. Disponível em: <http://evidosol.textolivre.org/> Data de acesso: 23 de março de 2018.
SOARES, Gisele A. et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior. Educare Estácio (curso online): Rio de Janeiro, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.