O modelo de capitalização: uma experiência de modelagem no ensino médio

Auteurs-es

  • Moisés Ceni de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22616
Organismes subventionnaires

Mots-clés :

Educação Financeira, Capitalização, Modelagem

Résumé

Resumo: O presente artigo trata de um relato de experiência de uma oficina realizada com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada no Rio de Janeiro/RJ. O fundamento teórico é baseado nos preceitos do ensino através da Modelagem Matemática e a metodologia é baseada nos casos de Modelagem Matemática da classificação de Barbosa (2001, 2004) e nos métodos de avaliação de Silva e Dalto (2017). O objetivo geral foi investigar e ampliar o saber dos alunos com relação ao Modelo de Capitalização como uma possível Previdência Complementar. O principal resultado foi constatar a relevância do debate e da formação da consciência cidadã através da Matemática e como a Modelagem pode contribuir para uma atividade de Matemática Financeira. Palavras-chave: Educação Financeira; Capitalização; Modelagem Matemática. The model of capitalization: a modeling experience in middle school Abstract: This article deals with an experience report of a workshop held with 3rd year high school students from a state school located in Rio de Janeiro / RJ. The theoretical foundation is based on the precepts of mathematics teaching through mathematical modeling and the methodology is based on Mathematical Modeling cases of Barbosa's classification. The general objective was to investigate and expand students' knowledge regarding the Capitalization Model, as well as a possible Complementary Pension Plan. The main result was to note the relevance of the debate and the formation of citizen consciousness through Mathematics and how Modeling can contribute to a Financial Mathematical activity. Keywords: Financial Education; Capitalization; Mathematical Modeling.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Moisés Ceni de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Matemática e Desenho do CAp-UERJ. 

Professor da pós-graduação em Aprendizagem Matemática do IME-UERJ.

Coordenador da Linha de Modelagem Matemática do GEMAT-UERJ. 

Références

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: Contribuições para o Debate Teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001. p. 1–30. CD-ROM.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, Salvador, v. 4, n.4, p. 73-80, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Reforma da Previdência: Apresentação da PEC. Ministério da Economia. Disponível em: http://sa.previdencia.gov.br/site/2019/02/2019-02-20_nova-previdencia_v2.pdf. Acesso em: 05 de maio. 2019.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

D’AMBRÓSIO, U. Que Matemática deve ser aprendida nas escolas hoje? Teleconferência no Programa PEC. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B4JIJny_-_7paVFQdVY5aVI5YzA/view. Acesso em: 06 maio. 2019.

SILVA, K. A. P; DALTO, J. O. Uma Estratégia de Avaliação de Atividades de Modelagem Matemática. Revista Eletrónica de Investigación en Educación en Ciencias, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 12, n. 2, p. 1-17, dez. 2017.

SPC e CNLD. Cenário da Poupança e dos Investimentos Brasileiros. Disponível em: http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/menu/investidor/estudos/pesquisas/20181002_estudo_spc_cenario_da_poupanca_e_dos_investimentos_dos_brasileiros.pdf. Acesso em: 05 de maio. 2019.

KIOYOSAKI, R. T.; LECHTER, S. L. Pai Rico, pai pobre: O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. 66. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

Téléchargements

Publié-e

29-08-2019

Comment citer

ALMEIDA, M. C. de. O modelo de capitalização: uma experiência de modelagem no ensino médio. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 475–487, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22616. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22616. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística