POTENCIALIDADES DO SOROBAN PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA INTERFACE DA BNCC
DOI :
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.32961Mots-clés :
Educação matemática, Sistema de numeração decimal, Autonomia, Material manipulável, Paulo FreireRésumé
O soroban é um poderoso recurso didático que pode ser utilizado em diversas metodologias pedagógicas, progressistas ou reacionárias. Nesse sentido, considerando as potencialidades e possibilidades do uso desse instrumento em sala de aula, este trabalho objetivou analisar as habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular que podem ser subsidiadas pelo uso dessa ferramenta, fomentando a reinvenção dela na educação formal brasileira. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e utiliza a abordagem de pesquisa documental, cujos dados são analisados a luz das possibilidades didáticas advindas da materialidade da cultura do soroban. A pesquisa conclui que a afirmação encontrada na literatura quanto à sua adequação ao sistema de numeração decimal é tanto corroborada quanto o alicerce pelo qual as ricas potencialidades e possibilidades de uso do soroban na alfabetização matemática tornam-se justificadas.
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