POTENCIALIDADES DO SOROBAN PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA INTERFACE DA BNCC

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.32961
Organismes subventionnaires
CAPES

Mots-clés :

Educação matemática, Sistema de numeração decimal, Autonomia, Material manipulável, Paulo Freire

Résumé

O soroban é um poderoso recurso didático que pode ser utilizado em diversas metodologias pedagógicas, progressistas ou reacionárias. Nesse sentido, considerando as potencialidades e possibilidades do uso desse instrumento em sala de aula, este trabalho objetivou analisar as habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular que podem ser subsidiadas pelo uso dessa ferramenta, fomentando a reinvenção dela na educação formal brasileira. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e utiliza a abordagem de pesquisa documental, cujos dados são analisados a luz das possibilidades didáticas advindas da materialidade da cultura do soroban. A pesquisa conclui que a afirmação encontrada na literatura quanto à sua adequação ao sistema de numeração decimal é tanto corroborada quanto o alicerce pelo qual as ricas potencialidades e possibilidades de uso do soroban na alfabetização matemática tornam-se justificadas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marcos Orso da Fonseca, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: marcosorso03@gmail.com

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Possui graduação em Filosofia pela Uninter (2021). É professor Adjunto do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR - Campo Mourão), do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR - Londrina) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É embaixador da NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. É líder do grupo de pesquisa LADECA (Laboratório para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia). É coordenador do Polo Astronômico Rodolpho Caniato da UTFPR - Campo Mourão e coordenador do Programa para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia da UTFPR - Campo Mourão. É membro do NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) - Fenômenos extremos do Universo. É coordenador da linha 4: Educação em espaçoes não formais e Divulgação científica) do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Tem experiência na área de Física, com ênfase em ENSINO E DIVULGAÇÃO DE FÍSICA e ASTRONOMIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos e sequências de Ensino e Aprendizagem para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Formação inicial e continuada de professores para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Educação em espaços não formais e divulgação de Astronomia de Astronomia em ambientes não formais.

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Publié-e

09-05-2025

Comment citer

ORSO DA FONSECA, M.; CORCI BATISTA, M. POTENCIALIDADES DO SOROBAN PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA INTERFACE DA BNCC. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.32961. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32961. Acesso em: 1 juin. 2025.