USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE POLÍGONOS E CÍRCULOS PARA UM ESTUDANTE CEGO DO 8º ANO

Auteurs-es

  • Estéfane Daiane Sales Universidade Federal de Alfenas
  • José Claudinei Ferreira Universidade Federal de Alfenas

DOI :

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34126

Mots-clés :

Tecnologias Assistivas, Educação Matemática e inclusão, Materiais didáticos adaptados, Ensino de matemática para estudantes cegos

Résumé

Este estudo relata a implementação de Tecnologias Assistivas no ensino de geometria (área de polígonos e círculos) para promover a autonomia de um estudante cego em uma sala de aula regular do 8º ano. Analisamos como essas tecnologias podem facilitar o acesso ao conteúdo e estimular a participação ativa do aluno. Utilizamos a metodologia de pesquisa-ação para documentar e analisar as intervenções pedagógicas que empregam Tecnologias Assistivas. A adaptação para o conteúdo abordado consistiu na construção e audiodescrição de um material didático manipulável composto por figuras geométricas. Os resultados indicaram que as intervenções individuais e o uso de materiais didáticos adaptados não só melhoraram a participação do estudante nas aulas de matemática, mas também contribuíram para sua autoconfiança e engajamento com o conteúdo. Temos também como resultado que a acessibilidade muitas vezes consiste em ir além das técnicas, valorizando-se o retorno do estudante e os conhecimentos de experiências docentes anteriores.

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Publié-e

09-05-2025

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SALES, E. D.; CLAUDINEI FERREIRA, J. USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE POLÍGONOS E CÍRCULOS PARA UM ESTUDANTE CEGO DO 8º ANO. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34126. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/34126. Acesso em: 1 juin. 2025.