POLARIS: UMA PROPOSTA DE TEATRO CIENTÍFICO
DOI :
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34441Résumé
Apresentamos neste trabalho os resultados de implementação de uma proposta de teatro científico voltado a discussões sobre a Natureza da Ciência junto a estudantes do Ensino Médio. Dentre características mais consensuais a respeito da atividade científica, buscamos trazer discussões sobre o pensamento crítico e sobre o caráter humano e social da ciência, visando a formação dos estudantes integrantes de um grupo teatral e também a popularização da ciência junto ao público em geral. Relatamos o desenvolvimento da peça e sua exibição, e apresentamos algumas devolutivas dos participantes que sugerem que o teatro pode ser um recurso educativo adicional de grande potencial para se mobilizar discussões sobre a ciência, possibilitando ainda ao estudante uma formação mais plural.
Téléchargements
Références
ARTHURY, L. H. M. A natureza da ciência no ensino de física: entre recortes e sugestões. Revista do Professor de Física, v. 4, n. 2, p. 1-17, 2020.
ARTHURY, L. H. M. Que tipo de professor você quer ser? Um olhar crítico da física na escola e considerações epistemológicas para melhor pensar metodologias. Vitruvian Cogitationes, v. 5, n. 1, p. 84-108, 2024.
ARTHURY, L. H. M.; GARCIA, J. O. Em Prol do Realismo Científico no Ensino. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, e20011, 2020.
ASIMOV, I. Como Descobrimos os Cometas? São Paulo: Manole Dois, 1992.
BOAL, A. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1991.
CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CIA. DELAS DE TEATRO. Mary e os Monstros Marinhos. Disponível em: <https://ciadelas.com.br/Mary-e-os-Monstros-Marinhos>. Acesso em: 29 jun. 2025.
CORDEIRO, M. D.; PEDUZZI, L. O. Q. As conferências Nobel de Marie e Pierre Curie: a gênese da radioatividade no ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 3, p. 473-514, 2010.
CORDEIRO, T. L.; SEPEL, L. M. N. Mulheres Na Ciência: o uso do teatro de fantoches como possibilidade para divulgar a cientista brasileira Bertha Lutz nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 1–24, 2022.
DUARTE, D. E.; BENETTI, P. R. Pela Ciência, contra os cientistas? Negacionismo e as disputas em torno das políticas de saúde durante a pandemia. Sociologias, v. 24, n. 60, p. 98-138, 2022.
GORGES NETO, L.; DUMS, E. H.; PAGANELLI, E.; ARTHURY, L. H. M. Ensino de astronomia em espaços não formais: uma atividade com um grupo de escotismo. Cadernos de Educação Básica, v. 5, n. 2, 2020.
GOULART, M. R. A Geometria das Órbitas de um Cometa. 2019. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del- Rei, 2019.
GUNDERSON, L. Science plays come of age. The Scientist, Midland, 28 Jul. 2006.
IFSC. Peça teatral “Coração em Chagas” encanta público no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. Disponível em: <https://www.ifsc.edu.br/web/noticias/w/peca-teatral-coracoes-em-chagas-encanta-publico-no-ifsc-rau>. Acesso em: 29 jun. 2025.
KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.
LOPES, A. R. C. Bachelard: o filósofo da desilusão. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 248-273, 1996.
MACEDO JUNIOR, E. B.; BENEDETTI FILHO, E.; SOUZA, J. A. Valorização da ciência e do ensino de Física através da comunicação teatral. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 47, p. e20240419, 2025.
MOREIRA, L. M.; MARANDINO, M. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 2, p. 511-523, 2015.
OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. Livraria da Física: Porto Alegre, 2014.
ORTEGA, R. F. P. A representação do intelectual em Bertolt Brecht: uma análise de “A Vida de Galileu” com o tempo histórico. Dissertação de mestrado. Uberlândia - MG, 2016.
PEDUZZI, L. O. Q.; RAICIK, A. C. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 19-55, 2020.
ROCHA, A. S. E. As “duas culturas” e a filosofia. Critical Hermeneutics, v. 5, n. especial, 2021.
SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SARAIVA, C. C. Teatro científico e ensino da química. 2007. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade do Porto, Programa de Pós-graduação em Química, Porto, 2007.
SILVA, B. V. C. A Natureza da Ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin-American Journal of Physics Education, vol. 4, n. 3, 2010.
SILVA, H. C.; BARROS, M. A. O Princípio da Incerteza de Heisenberg pelo Texto Teatral Copenhagen. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, p. e21005, 2021.
SNOW, C. P. As Duas Culturas. Lisboa: Presença, 1995.
STUDART, N. Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias Ativas. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 3, p. 1-24, 2019.
VÁZQUEZ-ALONSO, A.; MANASSERO-MAS, M.A.; ACEVEDO-DÍAZ, J. A.; ACEVEDO-ROMERO, P. Consensos sobre a natureza da ciência. Química Nova na Escola, n. 27, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Poliana Telles da Silva, Luiz Henrique Martins Arthury 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.






