Relato de experiência sobre o estágio supervisionado em Biologia

os desafios no processo de ensino e aprendizagem de Biologia face à pandemia

Autores

  • Pedro Arialdo Gaspechoski da Costa Universidade Federal do Paraná
  • Tiago Venturi Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação, Ensino de ciências, Ensino remoto

Resumo

O presente relato surgiu no contexto do estágio supervisionado em biologia, cujos objetivos foram relacionar as teorias e as práticas docentes no ensino de biologia e compreender os desafios de ensinar biologia no contexto pandêmico. Para tanto, realizou-se uma breve revisão de literatura, ressaltando a trajetória histórica da biologia nos currículos e a importância do estágio curricular na formação de licenciandos. Na metodologia, realizou-se um projeto de intervenção que possibilitou o planejamento da etapa de regência considerando o ensino híbrido. Como resultados, a etapa de regência resultou três aulas com uma avaliação utilizando experimentação, na qual apenas um discente não a realizou, enquanto os demais demonstraram domínio dos conteúdos discutidos durante as aulas. Por fim, reiterou-se o papel do professor de biologia na superação desse novo cenário na educação, assim como a importância dos recursos didáticos digitais na educação.

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Biografia do Autor

Pedro Arialdo Gaspechoski da Costa, Universidade Federal do Paraná

Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Tiago Venturi , Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGCEMTE/UFPR).

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Publicado

26-08-2022

Como Citar

COSTA, P. A. G. da .; VENTURI , T. Relato de experiência sobre o estágio supervisionado em Biologia: os desafios no processo de ensino e aprendizagem de Biologia face à pandemia. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 286–303, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28317. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência