REFLEXÕES SOBRE CONDICIONANTES DE AVERSÃO À MATEMÁTICA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34687Resumo
Esta pesquisa consistiu em apresentar um Estado do Conhecimento consultado em repositórios virtuais de produções acadêmicas da SciELO e BDTD, objetivando explorar trabalhos que investigam condicionantes de aversão à matemática e métodos de superação. Os estudos analisados foram organizados na categoria “Tríade Medo + Matemática = Fracasso” e discutidos à luz da Teoria da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose. Os trabalhos apontaram que, além de princípios socioculturais e memórias escolares que constituem a origem da aversão, existem fatores sistêmicos que contribuem para práticas educacionais que perpetuam obstáculos ao aprendizado, dificultando ações voltadas à superação da aversão à matemática. A superação desse problema exige estratégias integradas que transcendem o contexto escolar, considerando fatores individuais, socioemocionais, sistêmicos e pedagógicos.
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