Tragédia ou moralidade

o Doutor Fausto de Christopher Marlowe no contexto do Teatro Elizabetano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i36.34132

Resumo

Em um momento em que peças teatrais ocorriam a céu aberto e novos dramaturgos surgiam no contexto do teatro elizabetano, Christopher Marlowe desponta com Fausto, o irresignado homem que concita o diabo e, em troca de conhecimento e demais prazeres a ele atrelados, assina um pacto com seu sangue onde promete entregar sua alma após o período de vinte e quatro anos. Valendo-nos, especialmente da crítica de teatro Bárbara Heliodora e dos elementos epicuristas constantes no texto marloweano, trataremos do fato de que ele não poupa seu protagonista do cumprimento do avençado, porém oferece uma peça teatral permeada por questionamentos religiosos atípicos em seu tempo o que, no entanto, não impediu com que a peça fosse caracterizada como pertencente ao gênero das Moralidades, comum na sociedade medieval, em que pese o autor retrate um personagem trágico dotado das ansiedades típicas do homem moderno.

 

Biografia do Autor

Cláudia de Marchi, PUCRS

Doutoranda em Teoria da Literatura na linha de pesquisa Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) com bolsa Capes/Proex integral. Mestra em Letras na linha de pesquisa Produção e Recepção do Texto Literário como bolsista Capes parcial pela Universidade de Passo Fundo (2022). Especialista em Direito Constitucional pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (2008). Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (2005). Advogada (com asco do Judiciário brasileiro) inscrita na OAB/RS 63.467 (2005). Professora de Direito Constitucional I (Teoria dos Direitos e Garantias Fundamentais); Direito Constitucional II (Organização do Estado); Direito Penal (Crimes contra a Pessoa); Direitos Humanos; Direito da Infância e Adolescência; Biodireito; Direito Civil (Fatos Jurídicos); Direito Civil (Teoria das Obrigações); Direito Civil (Contratos); Direito Civil (Direito das Coisas); Direito da Sociedade da Informação na Universidade de Cuiabá (UNIC) em Sorriso/MT (2014-2016). Autora dos livros 'Contra a maré: minha vida em crônicas e crônicas da vida' (2017) e 'De encontros sexuais a crônicas: o diário de uma advogada e acompanhante de luxo feminista' (2019) cuja publicação foi cancelada pela escritora em outubro de 2023. Em sua dissertação de Mestrado, demonstra que o dramaturgo britânico Christopher Marlowe colore seu texto com elementos epicuristas. Indicado para publicação em banca de defesa realizada em 21/12/2022, seu texto foi publicado como obra literária pela Editora Fundação Fênix, em agosto de 2023, sob o título 'Conhecimento e Magia: o Fausto de Marlowe' (2023). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0377-3482

Downloads

Publicado

07-05-2025

Como Citar

DE MARCHI, C. Tragédia ou moralidade: o Doutor Fausto de Christopher Marlowe no contexto do Teatro Elizabetano. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 37, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v20i36.34132. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/34132. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA