Tragédia ou moralidade
o Doutor Fausto de Christopher Marlowe no contexto do Teatro Elizabetano
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i36.34132Resumo
Em um momento em que peças teatrais ocorriam a céu aberto e novos dramaturgos surgiam no contexto do teatro elizabetano, Christopher Marlowe desponta com Fausto, o irresignado homem que concita o diabo e, em troca de conhecimento e demais prazeres a ele atrelados, assina um pacto com seu sangue onde promete entregar sua alma após o período de vinte e quatro anos. Valendo-nos, especialmente da crítica de teatro Bárbara Heliodora e dos elementos epicuristas constantes no texto marloweano, trataremos do fato de que ele não poupa seu protagonista do cumprimento do avençado, porém oferece uma peça teatral permeada por questionamentos religiosos atípicos em seu tempo o que, no entanto, não impediu com que a peça fosse caracterizada como pertencente ao gênero das Moralidades, comum na sociedade medieval, em que pese o autor retrate um personagem trágico dotado das ansiedades típicas do homem moderno.
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