Carta de caminha e as cartas indígenas ao brasil: da vida descartada às vozes de resistência
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i33.29153Resumo
A Carta ao Rei D. Manuel I, de autoria do escrivão Pero Vaz de Caminha (14... – 1500), é um dos marcos da chegada dos colonizadores europeus às terras que seriam conhecidas como Brasil. Este estudo pretende identificar no texto caminiano o estabelecimento discursivo da desumanização do ser indígena, fator operativo no processo de legitimação da espoliação territorial e cultural dos povos nativos. A partir disso, contrapomos a Carta a uma série de outras cartas, de autoria de escritores e lideranças indígenas, que afirmam a dignidade humana do modo de vida indígena. Para tal análise, partimos das reflexões de Jauss (1994) sobre a relação entre literatura e ética, e de Krenak (1999) sobre o (des)encontro entre o colonizador e os indígenas, entre outras referências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.