Uma produção literária sobre a transamazônica: apontamentos preliminares
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i33.29676Resumo
O estudo tem como propósito apresentar um conjunto de obras literárias que tem como tema, espaço e tempo as demandas da construção e colonização da rodovia Transamazônica (BR-230) na Amazônia brasileira. Este corpus reúne publicações catalogadas e adquiridas em bibliotecas, sebos e consultas com outros pesquisadores, tais como: Traçado Intimo da Transamazônica, Luiz de Castro, 1971; A Profecia da Cobra Grande ou A Transamazônica de Zuleika Mello, 1972; Transamazônica (Brasil, 1970 – Momento histórico) de Consuelo Belloni, 1973; Tempo de estrada - 20 poemas da Transamazônica, coordenado por Walter Duarte, 1972; A Transa Amazônica e a segunda versão dessa mesma obra A Grande Ilusão (a transa-amazônica) de Odette de Barros Mott, 1973-1979; A Transamazônica de Paulinho Payakä, 1974; Dois Meninos na Transamazônica de Margarida Ottoni, 1973; Missão Secreta na Transamazônica de Francisco de Assis Brasil, 1991; A Ponte Sobre O Tuerê: Drama na Abertura da Transamazônica de John Coningham Netto, 2000. Sendo o foco da pesquisa de doutoramento em andamento na área de Estudos Literários, iniciada em 2019 (PPGL-UFPA), integra o que vem sendo definido como uma produção literária sobre a Transamazônica. Não obstante a sua relevância, visto a vinculação com um importante evento histórico, ao se vislumbrar pesquisas e publicações acerca da temática, elas permanecem no anonimato. Neste sentido, oportuniza-se neste texto uma apresentação panorâmica que demonstra o primeiro percurso da pesquisa, remete a apontamentos preliminares e situa esta produção literária. Assim, o texto constitui também uma contribuição para reflexões e debates estético-literários sobre o empreendimento estatal na Amazônia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.