Excesso de óbitos em municípios de diferentes regiões do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v5i1.28194Palavras-chave:
Mortalidade, Covid-19, vigilância epidemiológicaResumo
O presente estudo descreve o perfil e o quantitativo dos óbitos ocorridos em municípios do estado Paraná, realizando uma comparação entre os anos de 2019 e 2020, com a intenção de estimar o excesso de óbitos possivelmente atribuídos a pandemia de Covid-19. Os dados foram obtidos do Ministério da Saúde e de Informes da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Foram selecionados 10 municípios de diferentes regiões do estado. Para cada município foi realizada estimativa da população, e do número de óbitos esperados para o ano de 2020, a partir da média histórica entre 2015 e 2019. Para estimar o excesso de óbitos subtraiu-se o número de óbitos ocorridos no ano de 2020 do número de óbitos esperados para o período. O estado registrou 6093 óbitos a mais em 2020, que em 2019. Verificou-se aumento de óbitos principalmente entre idosos, e maiores excessos de óbitos entre os homens. No conjunto dos municípios analisados foram registrados 1900 óbitos em excesso em 2020. Os municípios mais populosos registraram mais casos da doença e excessos de óbitos em 2020. Os achados evidenciam a ocorrência de significativo excesso de óbitos no Paraná, e impacto desigual nos municípios analisados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Acta Elit Salutis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.