Impacto da hiperglicemia e do polimorfismo genético em paciente diabeticos acometidos pela COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v8i1.28264Palavras-chave:
Covid-19, Hiperglicemia, Polimorfismo genéticoResumo
O mundo enfrenta uma das piores pandemias na atualidade, onde cerca de 4,7 milhões de pessoas perderam suas vidas devido a COVID-19. No entanto as pessoas portadoras de doenças crônicas estão mais suscetíveis ao agravamento de seu quadro clínico quando acometidas pelo novo coronavírus. Os portadores de Diabetes mellitus (DM) promovem um estado crônico inflamatório e quando acometidos pela COVID-19 ficam mais propensos a alterações no sistema imunológico inato, podendo ainda ativar uma tempestade de citocinas deletéria ao hospedeiro. Nosso objetivo foi abordar o impacto do polimorfismo genético envolvendo ACE 2 e a gravidade clínica em pessoas com hiperglicemia acometidas pela COVID-19. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, realizada no portal PUBMED. Utilizou-se a seguinte string de pesquisa: Polymorphism genetic, Diabetes, COVID-19, Hyperglycemia e Critical Care. Em relação ao polimorfismo observou-se que algumas variações podem desempenhar um papel na influência da entrada do vírus no corpo do hospedeiro e outros podem ser uma ferramenta útil para prever o desenvolvimento da doença e tratamento contra o COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Acta Elit Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.