Qualidade toxicológica e microbiológica da água de poços artesianos do município de Realeza - Paraná

Autores

  • Izabel Aparecida Soares Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza.
  • Mayara do Nascimento Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr
  • Zacarias Távora Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr
  • Silvana Damin Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr
  • Vanessa Silva Retuci Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza/Pr

DOI:

https://doi.org/10.48075/aes.v6i1.28573

Palavras-chave:

biomonitoramento, mutagênese ambiental, sistema Allium cepa

Resumo

Em municípios do Sudoeste do Paraná, dentre os quais Realeza, parcela considerável da população consome água de poços artesianos com qualidade monitorada por meio de parâmetros tradicionais, ou seja, físico-químicos e microbiológicos, porém com parâmetros toxicológicos desconhecidos. O presente trabalho, visando contribuir com avaliações toxicológicas, objetivou analisar a citogenotoxicidade das águas de poços artesianos rurais e urbanos no município de Realeza - PR, por meio da utilização do sistema Allium cepa. Para a realização das análises foram feitas coleta de água de poços artesianos, escolhidos aleatoriamente, e, seguindo a listagem de cadastro presente na Prefeitura/Vigilância Sanitária. Os bulbos de Allium cepa foram expostos às amostras de água coletadas em triplicata, com controle negativo agua destilada e controle positivo solução aquosa de sulfato de cobre 0,0006 por 72 horas. Posteriormente, as raízes foram submetidas ao protocolo de Feulgen com modificações, para a confecção das lâminas e verificação de alterações nos valores de Índice Mitótico e Alterações Cromossômicas. Das análises foram observadas alterações nos valores de Índice Mitótico e Alterações Cromossômicas. Os resultados obtidos sugerem que a água dos poços artesianos tem potencial para causar danos no genoma de organismos eucariotos.

Biografia do Autor

Izabel Aparecida Soares, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza.

Graduação em Ciências Biológicas. Mestre e Doutora em Agronomia, área de concentração Melhoramento Genético. Professora Associado D (Nível I) da Universidade Federal da Fronteira Sul, desenvolvendo  pesquisa com Toxicologia Comparada com foco em qualidade da água.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

27-06-2022

Como Citar

SOARES, I. A.; DO NASCIMENTO, M.; TÁVORA, Z. .; DAMIN, S. .; RETUCI, V. S. . Qualidade toxicológica e microbiológica da água de poços artesianos do município de Realeza - Paraná. Acta Elit Salutis, [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.48075/aes.v6i1.28573. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/salutis/article/view/28573. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais