ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE TROMBOSE VENOSA, SCORE DE KHORANA E SOBREVIDA EM PACIENTES COM CÂNCER DE PÂNCREAS DO HOSPITAL DO CÂNCER DE CASCAVEL

Autores

  • Luis Paulo Bettin Baldissera Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Ademar Dantas da Cunha Junior Centro Universitário FAG
  • Luís Henrique Bettin Baldissera Centro Universitário FAG
  • Kauana Da Silveira Centro Universitário FAG

DOI:

https://doi.org/10.48075/aes.v8i1.30173

Palavras-chave:

tromboembolismo, neoplasia de pâncreas, escore de risco.

Resumo

Episódios de tromboembolismo venoso (TEV) são uma complicação frequente nos pacientes com câncer, tendo ainda mais frequência nos casos de neoplasia de pâncreas, possuindo um grande impacto na morbidade desses pacientes. Dentro desse contexto, o escore de Khorana é uma ferramenta que estratifica o risco dos pacientes com câncer apresentarem TEV. Nesse estudo, objetivamos avaliar a prevalência de TEV em pacientes acompanhados com câncer de pâncreas no Hospital do câncer de Cascavel-PR, além de correlacionar o escore de Khorana e sobrevida global, bem como identificar se o escore foi capaz de predizer os pacientes com episódios de tromboembolismo. Como resultados, dentro de uma coorte de 111 pacientes, 16 (14,41%), apresentaram episódios de TEV. Além disso, a sobrevida mediana da população estudada foi de 4 meses, sendo as principais variáveis relacionadas a sobrevivência : sexo, presença de metástases,  intenção de QT e KPS. A respeito do escore de Khorana, ele foi incapaz de predizer os pacientes que apresentariam episódios de TEV, além de suas variáveis não estarem relacionadas a sobrevida e mortalidade. Destaca-se então a importância de novos trabalhos que busquem validar o escore de Khorana ou a busca por outras ferramentas que sejam capazes de predizer os episódios de TEV.

Downloads

Publicado

23-05-2023

Como Citar

BETTIN BALDISSERA, L. P.; DANTAS DA CUNHA JUNIOR, A.; BETTIN BALDISSERA , L. H.; DA SILVEIRA, K. ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE TROMBOSE VENOSA, SCORE DE KHORANA E SOBREVIDA EM PACIENTES COM CÂNCER DE PÂNCREAS DO HOSPITAL DO CÂNCER DE CASCAVEL. Acta Elit Salutis, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–13, 2023. DOI: 10.48075/aes.v8i1.30173. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/salutis/article/view/30173. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais