Impacto do tratamento quimioterápico no consumo alimentar de pacientes oncológicos
Impacto Del Tratamiento De Quimioterapia En El Consumo De Alimentos De Los Pacientes Con Cáncer
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v6i1.28672Palavras-chave:
câncer, quimioterapia, sintomas, efeito colateral, ingestão alimentarResumo
Introdução: O câncer é uma DCNT, considerada grave problema de saúde pública, diante ao efeitos que exerce sobre o indivíduo, afetando negativamente seus hábitos alimentares e sua QV. Objetivo: Avaliar o efeito do tratamento quimioterápico sobre o consumo alimentar de pacientes oncológicos tratados na Unidade de Assistência de Alta Complexidade. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 150 pacientes, que investigava a ocorrência de efeitos do tratamento quimioterápico e redução da ingestão alimentar por meio da ASG, da análises bioquímicas e através da aplicação de questionário com questões socioeconômicas e clínicas. Resultados: Significância estatística foram observadas na associações entre a apresentação de sintomas nas duas últimas semanas com, a ingestão alimentar no último mês, presença de enfermidade pregressa, pontuação geral da ASG, prática de AF, alteração de peso nas duas últimas semanas e finalidade do tratamento. Em relação à redução da ingestão alimentar, as variáveis que apresentaram efeito foram ingestão alimentar habitual e pontuação geral da ASG. Quanto à presença de anemia, 78,7% dos pacientes apresentavam o diagnóstico positivo. Conclusão: Resultados demonstraram estreita relação entre a manifestação dos sintomas e a redução da ingestão alimentar, enfatizando a necessidade do acompanhamento nutricional para efetivar adesão e tolerância ao tratamento quimioterápico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Acta Elit Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.