Dengue e Colecistite Alitiásica
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v9i1.33753Palavras-chave:
Colecistite, Colecistite Alitiásica, Dengue, Colecistite Alitiásica AgudaResumo
A colecistite alitiásica aguda é uma condição inflamatória da vesícula biliar sem evidência de cálculos biliares. A patologia costuma surgir cerca de duas semanas após um quadro clínico grave, como cirurgias de grande porte, traumatismo intenso, queimaduras de grande extensão corporal, doença renal terminal, leucemia e infecções. No presente relato de experiência, reportam-se dados sobre a CA, incluindo a experiência de evolução súbita e atípica associada com a Dengue. A experiência incluiu como ocorreu o manejo em paciente idosa durante prática supervisionada. Discute-se a mialgia difusa como principal sintoma prévio, que teve rápida evolução com colúria, vômitos, palidez e dor abdominal. A experiência relata a opção por tratamento conservador, com antibioticoterapia, que resultou em rápida melhora clínica. O relato contribui para a bibliografia de uma complicação atípica da Dengue, evidenciando a efetividade do tratamento conservador neste caso. Ademais, o texto enriquece a literatura acerca da formação médica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Acta Elit Salutis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.