Efeitos do fornecimento de agonistas β-adrenérgicos no desempenho produtivo, características de carcaça e qualidade da carne de bovinos confinados
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v14i4.10232Palavras-chave:
Beta-agonistas, confinamento.Resumo
Para aumentar a eficiência da produção de carne bovina, alguns países utilizam agonistas β-adrenérgicos, promotores de crescimento não-hormonais, na terminação de bovinos de corte. Tais substâncias são semelhantes química e farmacologicamente às catecolaminas naturais (dopamina, noreprinefrina e eprinefrina) e promovem um aumento na velocidade de deposição de tecido muscular, com consequente diminuição na deposição do tecido adiposo. Os β-adrenérgicos mais utilizados na bovinocultura de corte são cloridrato de ractopamina e cloridrato de zilpaterol. Estes produtos devem ser utilizados apenas na alimentação de bovinos confinados, durante o período final de terminação. Segundo estudos, são diversos os efeitos da administração de β-adrenérgicos para bovinos. Os principais são aumento na produção de massa muscular, com consequente elevação no peso final da carcaça, ganho em peso e conversão alimentar. Também foram observados maior rendimento de carcaça, maior área de olho de lombo e maior diâmetro das fibras musculares da carne. Em alguns estudos, obteve-se menor deposição de gordura subcutânea e visceral e menores escores de marmoreio na carne.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.