Vivência universitária: proporcionando a compreensão da saúde e meio ambiente por meio da inclusão de jovens agricultores
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i1.10401
Agências de fomento
Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CNPq
Palavras-chave:
Agricultor, oficinas pedagógicas, experiência universitária.Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar as concepções da questão ambiental e de promoção à saúde através das declarações de 109 alunos da Educação Básica, residentes na zona rural que participaram de atividades nas oficinas pedagógicas do projeto de extensão “Construção coletiva para a promoção da saúde e para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente”. Através de análise qualitativa (FLICK, 2004) dos resultados pode-se observar que a dinâmica propiciou participação ativa e maior envolvimento dos alunos com o processo de ensino e aprendizagem possibilitando concretização prática do conhecimento construído, no seu cotidiano. Conclui-se que os estudantes, filhos de agricultores, têm as mesmas aspirações acadêmicas dos jovens dos centros urbanos, contudo, esses jovens possuem um apego ao campo e se receberem o estímulo adequado para um encaminhamento acadêmico futuro que vise à atuação profissional no meio rural, reduziria a taxa de êxodo rural.Downloads
Publicado
17-03-2016
Como Citar
TAVARES, B.; SILVA, H. M. V.; PERES, J. F.; SORNBERGER, N. A.; ZANATTA, R.; AMARAL, A. Q. Vivência universitária: proporcionando a compreensão da saúde e meio ambiente por meio da inclusão de jovens agricultores. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 20–26, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i1.10401. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/10401. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.