Descrição anatômica do lenho de Melaleuca leucadendron (L.) L
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i1.10639Palavras-chave:
madeira, estrutura anatômica, características.Resumo
Esse trabalho teve por objetivo a descrição da estrutura anatômica da madeira de Melaleuca leucadendron. O estudo foi realizado a partir de um indivíduo coletando-se três discos para a confecção de lâminas histológicas e macerado. Para maceração usou-se o método nítrico- acético e para histologia usou-se simples coloração com safranina 1%. A anatomia da madeira concorda em aspectos gerais para o padrão típico da família, reunindo: porosidade difusa, poros solitários, placas de perfuração simples, além de parênquima axial paratraqueal aliforme linear, raios muito numerosos e heterocelulares, pontoações raio-vasculares, parênquimas-vasculares e tecido fibroso proeminente composto de fibrotraqueóides, fibras muito curtas, anéis de crescimento distinto marcados por fibras de paredes achatadas ao final do lenho tardio. Qualitativamente e quantitativamente a madeira não revelou características expressivas, assim pode ser caracterizada por apresentar uma estrutura anatômica relativamente simples, concordando em linhas gerais para a família Myrtaceae.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.