Análise de agrupamento de genótipos de girassol cultivados em condição de polinização livre e restringida
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i0.11168Palavras-chave:
, análise multivariada, Apis mellifera, D2 análises, importância de caracteres, melhoramento genéticoResumo
O objetivo deste trabalho foi obter a divergência genética de oito genótipos de girassol pelo método de agrupamento UPGMA usando a distância generalizada de Mahalanobis. O delineamento experimental empregado foi o de blocos casualizados completos em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. Para tanto, fez-se uso de sete caracteres agronômicos relacionados à produção, sendo também determinada a importância relativa de caracteres na discriminação da variação fenotípica. Essas determinações foram realizadas em condição de polinização livre e de polinização restringida. Os caracteres analisados foram: massa de capítulo, massa de 1000 aquênios, número de aquênios por inflorescência, vigor, germinação, teor de óleo e rendimento de grãos. A dissimilaridade genética foi estimada pelo método de agrupamento UPGMA usando a distância genética de Mahalanobis, enquanto a contribuição relativa de cada caractere fenotípico para a divergência foi avaliada pelo método de Singh. Em ambos os testes constatou-se variabilidade genética entre os oito genótipos de girassol para os sete caracteres agronômicos avaliados. Houve diferença entre os principais caracteres que contribuíram para explicar a dissimilaridade genética entre os genótipos de girassol em condição de polinização livre e restringidos aos polinizadores. Agrupamentos divergentes foram encontrados entre os genótipos quando cultivados em condição de polinização livre e restringidos aos polinizadores.Downloads
Publicado
14-12-2014
Como Citar
CHAMBÓ, E. D.; CORREIA, A. F.; DA CUNHA, F.; GARCIA, R. C.; DE OLIVEIRA, N. T. E.; DE VASCONCELOS, E. S.; DA SILVA, N. L. S. Análise de agrupamento de genótipos de girassol cultivados em condição de polinização livre e restringida. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 13, p. 323–328, 2014. DOI: 10.18188/sap.v13i0.11168. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/11168. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.