Avaliação do crescimento de cordeiros alimentados com permeado de soro de leite em pó
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i0.11170Palavras-chave:
coprodutos, crescimento, morfometria, nutrição, ovinosResumo
Objetivou-se com este trabalho determinar as medidas biométricas e pesos pré-abate, conversão e eficiência alimentar de cordeiros alimentados com permeado de soro de leite em pó. Foram utilizados 24 ovinos machos, da raça Santa Inês, com 20 kg de peso corporal, alimentados com níveis crescentes de permeado de soro de leite em pó (0%, 5%, 10% e 15%), em substituição ao milho moído no concentrado. Ao atingirem 30 kg, os animais foram pesados para determinação do peso vivo a origem e peso vivo ao abate, e mensuradas as medidas morfo-estruturais. A análise de regressão foi utilizada para estudo dos níveis de substituição, quando detectadas diferenças significativas na análise de variância. As medidas biométricas iniciais não diferiram entre os animais, inferindo que os mesmos são oriundos de um grupo homogêneo e não caracterizam uma fonte de variação. Não houve efeito da substituição do milho moído da dieta por permeado de soro de leite em pó sob o desempenho e as medidas biométricas de cordeiros. A inclusão de até 15% de permeado de soro de leite em pó em substituição ao milho, em dietas para cordeiros em terminação, não prejudica o crescimento dos animais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.