Produção de Helianthus annuus L. submetido à adubação orgânica com manipueira
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v14i4.11263Palavras-chave:
Fertirrigação, oleaginosa, adubação orgânica, agroecologia.Resumo
O girassol (Helianthus annuus L.) é uma planta anual, originária do continente americano. É uma espécie produtora de grãos com alto teor de óleo, podendo ser utilizada como fonte de biodiesel e também como forragem. A manipueira é um líquido oriundo da produção de farinha de mandioca. O aproveitamento deste resíduo orgânico na agricultura é muito importante, devido ao seu alto teor de nutrientes como, K, N, P, Ca, Mg e S e ainda evitando-se prejudicar o meio ambiente. Objetivou-se com este trabalho avaliar a produtividade do girassol em função da adubação orgânica com manipueira. O experimento foi conduzido em campo em Lagoa Seca, PB. Para análise foram computados os dados referentes produção total (PS), fitomassa seca dos capítulos (FCA), fitomassa seca das sementes e capítulos (FSC) e fitomassa seca total (FT). A maior produtividade (934,52 kg ha-1) obteve-se quando não aplicou-se manipueira. A dosagem de 250 mL de manipueira proporcionou valores máximos para massa seca do capítulo (2.380 kg ha-1) e fitomassa seca das sementes e capítulos (3.432 kg ha-1), promovendo um aumento percentual de 32,03% e 132,55% respectivamente quando comparado com a testemunha. A maior fitomassa seca total obtida foi de 28.017 kg ha-1 com aplicação de manipueira da dosagem de 375 mL de manipueria. A manipueira como fonte de adubação orgânica favorece o acúmulo de fitomassa seca do girassol sem elevar a produtividade de grãos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.