Diagnóstico de uso de recursos florestais em uma comunidade ribeirinha na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i1.11332Palavras-chave:
produtos não madeireiros, artesanato, populações tradicionais, AmazonasResumo
Os produtos florestais representam fonte de renda para populações tradicionais da floresta, por fornecerem matérias-primas como frutos, resinas, gomas e cipós que são utilizados tanto in natura, quanto no desenvolvimento de outros produtos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi compreender as diferentes formas de apropriação dos recursos florestais na Comunidade São José da localidade Costa da Terra Nova, município de Careiro da Várzea, Amazonas. O método empregado foi o Estudo de Caso com aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Pode-se constatar que os ribeirinhos utilizam sementes florestais para confecção do artesanato e, consequentemente, comercializam para os turistas que visitam a comunidade; utilizam madeira para construção de suas moradias; utilizam plantas medicinais no auxílio às doenças e usam os Sistemas Agroflorestais como atividade principal.Downloads
Publicado
17-03-2016
Como Citar
VIANA, Álefe L.; SANTOS, R. M. da S.; LINS NETO, N. F. de A.; MARI, M. L. G.; BEZERRA, S. A. S.; MONTEIRO, N. C. Diagnóstico de uso de recursos florestais em uma comunidade ribeirinha na Amazônia. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 64–69, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i1.11332. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/11332. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.