Deficiência induzida de nitrogênio, fósforo e potássio em mudas de lulo
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i1.12890
Agências de fomento
CNPQ
Palavras-chave:
deficiência nutricional, macronutrientes, Solanum quitoense.Resumo
Lulo (Solanum quitoense), espécie utilizada na alimentação humana e medicina natural, apresenta potencial de expansão em condições climáticas brasileiras. No entanto, mais pesquisas devem ser realizadas, com o intuito de fornecer aos produtores informações quanto ao melhor manejo da cultura. Neste sentido, objetivou-se avaliar o efeito da omissão dos nutrientes N, P e K sobre o crescimento, desenvolvimento e o estado nutricional das plantas de Lulo, visando o manejo nutricional de mudas. As mudas foram produzidas a partir de sementes em sacos plásticos em casa de vegetação, na Universidade Federal de Viçosa. Após quatro meses, as mudas foram transferidas para solução nutritiva completa e soluções preparadas com a supressão de N, P e K. O delineamento foi inteiramente casualizado, com quatro repetições, sendo duas plantas por parcela. As soluções foram renovadas a cada duas semanas e o volume, completado diariamente com água deionizada, mantendo-se o pH em torno de 5,5 ± 0,5. Os teores de N, P e K na parte aérea do tratamento completo e com omissão dos nutrientes foram, respectivamente, N = 32,20 e 18,24; P = 3,27 e 1,05; K = 56,88 e 16,91 g kg-1. O desenvolvimento inicial das plantas foi afetado pela omissão de todos os nutrientes, sendo os sintomas condizentes com o padrão apresentado pela maioria das culturas. Os danos mais intensos e imediatos foram observados na ausência de N, causando, inclusive, apodrecimento das raízes secundárias e paralisação na emissão de novas raízes.Downloads
Publicado
17-03-2016
Como Citar
MACHADO, D. L. M.; AGUILAR, A. S.; OLIVEIRA, R. C. de; LIMA, D. T. de. Deficiência induzida de nitrogênio, fósforo e potássio em mudas de lulo. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 76–81, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i1.12890. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/12890. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.