Macrofauna edáfica em três ambientes diferentes na região do Cariri Paraibano, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i1.13074Palavras-chave:
semiárido, fauna do solo, diversidade, hymenopteraResumo
A diversidade da fauna edáfica tem sido considerada um aspecto chave para a manutenção da estrutura e fertilidade dos solos tropicais. As culturas do coqueiro (Cocos nucifera L.), o feijoeiro macassar (Vigna unguiculata L.) e a palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill.) são culturas de suma importância para a geração de renda no semiárido. Esse trabalho teve como objetivo identificar a população da macrofauna presente nas culturas do coqueiro da variedade anão, feijoeiro macassar e palma forrageira. O trabalho foi realizado no município de Parari, PB, no mês de fevereiro de 2012, (período chuvoso). Para a determinação da macrofauna do solo foram selecionados sete pontos de coletas fixos. Foram utilizadas armadilhas do tipo Provid, que foram enterradas de modo que os bordos das quatro aberturas ficassem ao nível da superfície do solo. A partir dos dados obtidos foram quantificadas e calculadas a riqueza da fauna (nº de grupos identificados) e a diversidade e uniformidade através dos índices de Shannon (H) e de Pielou (e). Os dados também foram submetidos a análise de variância (teste F) e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% e 1% de probabilidade. Os grupos taxonômicos mais abundantes e que apresentaram menores índices de Shannon e de Pielou foram: Hymenoptera, Coleoptera e Araneae respectivamente. As ordens Diplopoda, Diptera e Thysanura obtiveram maior número de indivíduos na área cultivada com coqueiro; enquanto a ordem Lepidoptera foi superior na cultura da palma forrageira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.