Área de espalhamento de gotas de soluções com inseticida biológico e adjuvantes em folhas de mandioca
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i1.13089Palavras-chave:
Controle biológico, Erinnyis ello, Manihot esculenta, surfactanteResumo
Objetivou-se avaliar a eficiência de espalhamento de gotas de soluções com inseticida biológico e adjuvantes em folhas de diferentes variedades de mandioca. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado no arranjo fatorial de 3x7, com quatro repetições. Foram utilizadas três soluções de inseticida biológico com e sem adjuvantes: Bacillus thuringiensis (500 g ha-1, Dipel WP® - 32,0 g Kg-1), B. thuringiensis (500 g ha-1) + gliceria (0,5% v v-1, Hygrogem® - subproduto proveniente da produção de biodiesel de grãos de soja) e B. thuringiensis + óleo mineral (0,5% v v-1, Nimbus®) e foram avaliadas sete variedades de mandioca (Baianinha, Cascuda, Fécula Branca, IAC 118, Olho Junto, Peru e IPR-União). O espalhamento das gotas das soluções foi avaliado nas faces foliares adaxial e abaxial das variedades. Apenas o tratamento B. thuringiensis + óleo mineral proporcionou redução da tensão superficial da gota em 34,43% e 33,74%, em relação aos tratamentos B. thuringiensis e B. thuringiensis + glicerina, respectivamente. Na face adaxial da folha, o B. thuringiensis + óleo mineral proporcionou maior espalhamento da gota em relação aos demais tratamentos. Na face abaxial, o B. thuringiensis + óleo mineral conferiu maior espalhamento, principalmente para as variedades Cascuda e Olho Junto. Concluiu-se que o espalhamento das gotas de soluções com inseticida biológico (B. thuringiensis) nas faces foliares das variedades de mandioca foi dependente do adjuvante adicionado à calda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.