Crescimento do girassol ornamental submetido à substratos orgânicos em diferentes volumes de águas
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i3.13302Palavras-chave:
Adubação orgânica, flores, irrigaçãoResumo
O objetivo desse trabalho foi estudar o crescimento do girassol “Sol Noturno”, em diferentes substratos orgânicos e sob diferentes lâminas de água. Foi adotado o delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 3x3x5, sendo três lâminas de água de abastecimento: A1 (50% = 100 ml), A2 (75% = 300 ml), A3 (100% = 400 ml); combinados com três tipos de substratos orgânicos: S1 (33% solo + 33% esterco bovino + 33% húmus de minhoca), S2 (50% solo + 50% húmus de minhoca), S3 (50% solo + 50% esterco bovino), com cinco repetições e três plantas por repetição. Analisando os dados, foi observado que não houve efeito significativo das lâminas de água (A) sobre a variável altura de planta (AP). O tipo de substrato S1 diferiu estatisticamente do substrato S3, enquanto, por sua vez, ambos não diferiram estatisticamente do substrato S2. Observa-se que dos 33 aos 54 dias após semeadura (DAS), o fator tipo de substrato (S) teve influência significativa sobre a variável analisada. Aos 61 DAS, o fator (A) lâmina de água também influenciou significativamente a mesma variável. Observa-se efeitos significativos no tipo de substrato, composto por solo + esterco bovino + húmus de minhoca, dos 47 até os 54 DAS. De forma geral, a lâmina de 75% e a mistura de solo + esterco bovino + húmus de minhoca, foram os fatores que proporcionou os melhores resultados no crescimento do girassol ornamental (Variedade Sol Noturno).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.