Uso de Paclobutrazol e esterco bovino melhora a qualidade das mudas de pimenta
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i3.13368Palavras-chave:
Capsicum frutescens, organic substrate, plant growth regulatorResumo
O uso de mudas de alta qualidade é um dos principais fatores para o sucesso da produção de hortaliças. Mudas de qualidade podem ser obtidas com a utilização de substratos apropriados e com adequado balanço nutricional e hormonal das plantas. Desse modo, objetivou-se com este trabalho investigar os efeitos da aplicação foliar de nitrogênio e paclobutrazol e do uso de esterco bovino na produção de mudas de pimenta. Mudas de pimenta (Capssicum frutescens cv. Malagueta) foram cultivadas em um viveiro com tela de sombrite de 50%. Os tratamentos foram dispostos em um delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x3: dois tipos de substratos [substrato comercial (Bioplant®) e substrato alternativo composto de 50% de esterco bovino e 50% de vermiculita] e três tratamentos foliares [10.000 mg L-1 de nitrogênio (N); 50 mg L-1 de paclobutrazol (PBZ); e 10.000 mg L-1 de N + 50 mg L-1 de PBZ], com seis repetições. As aplicações foliares foram realizadas 21 dias após a semeadura. Três categorias de indicadores morfológicos foram mesurados, ou seja, as dimensões da planta (altura e diâmetro de caule), matéria seca das mudas (parte aérea, raiz e matéria seca total) e índices de qualidade (quociente de robustez “SQ”, razão da matéria seca da parte aérea:raízes “RPAR” e índice de qualidade de Dickson “IQD”). O uso do paclobutrazol, associado ou não com a aplicação de nitrogênio, e o uso de substrato alternativo constituído de 50% de esterco bovino e 50% de vermiculita melhorou a qualidade de mudas de pimenta ‘Malagueta’, indicando serem excelentes estratégias de manejo para a produção de mudas de hortaliças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.