Nitrogênio em cobertura no estudo de dois grupos de genótipos de milho em Gurupi-TO
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i3.13480
Agências de fomento
CAPES, CNPq
Palavras-chave:
cerrado, populações de polinização aberta, Tocantins, Zea maysResumo
O nitrogênio é o nutriente mais exigido pela cultura do milho, em que o fornecimento pós semeadura é usualmente realizado. No entanto, a sua disponibilidade para as plantas está relacionada às condições de solo e clima e, também, com o tipo de material genético utilizado em virtude do potencial produtivo e da base genética. O objetivo foi avaliar dois grupos de genótipos de milho, com níveis de N em cobertura, em Gurupi, TO, safra 2012/13. No grupo com 30 genótipos, os experimentos foram representados por dois níveis de N em cobertura (0 e 150 kg ha-1), que foram semeados em duas datas. No grupo com 12 genótipos, os níveis que representaram os experimentos foram 20; 80 e 140 kg ha-1 de N, e foram semeados em quatro datas. O delineamento foi de blocos ao acaso com três repetições. Na análise de variância conjunta, os experimentos foram agrupados de acordo com a data que foram semeados, na avaliação dos efeitos dos genótipos e do N em cobertura. Nos dois grupos de genótipos, não foi observada significância na interação entre as fontes de variação nas variáveis avaliadas. O teor clorofila foliar, entre os estádios VT-R1, foi mais sensível à mudança do N em cobertura.Downloads
Publicado
04-10-2016
Como Citar
DE CARVALHO, E. V.; AFFÉRRI, F. S.; PELUZIO, J. M.; LEAL, T. C. A. de B.; ROTILI, E. A.; REIS, A. L. L. E. Nitrogênio em cobertura no estudo de dois grupos de genótipos de milho em Gurupi-TO. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 358–364, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i3.13480. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/13480. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.