Dessecação em pré-colheita e corte-enleiramento combinados a um adesionante como estratégia de manejo na redução de perdas de grãos em canola
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i3.13552Palavras-chave:
Brassica napus L., colheita, rotação de culturasResumo
A canola é uma espécie oleaginosa com amplo potencial de utilização nos sistemas de produção de grãos no Sul do Brasil. No entanto, a desuniformidade de maturação das síliquas, que apresentam deiscência natural, ocasiona perdas excessivas de grãos durante a maturação e no momento da colheita. O objetivo da realização desse trabalho foi avaliar e comparar diferentes sistemas de manejo da colheita de canola, com vistas à redução nas perdas e, consequentemente, na obtenção de maiores rendimentos de grãos colhidos. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com arranjo fatorial (5x2) com quatro repetições. Os sistemas de manejo da canola visando a colheita foram conduzidos com ou sem a aplicação de adesionante Grip®, sendo eles os seguintes: corte-enleiramento, dessecação química prévia com diquat ou glufosinato de amônio, aplicação de etefom e colheita com corte direto no ponto de maturação natural. O manejo da colheita com corte-enleiramento ou com dessecação química prévia reduz significativamente as perdas na colheita em ordem de 31% e 66%, permitindo a obtenção de maiores rendimentos de grãos quando comparados aos demais manejos utilizados.Downloads
Publicado
03-10-2016
Como Citar
PIZOLOTTO, C. A.; BOLLER, W.; LÂNGARO, N. C.; TOMM, G. O. Dessecação em pré-colheita e corte-enleiramento combinados a um adesionante como estratégia de manejo na redução de perdas de grãos em canola. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 265–271, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i3.13552. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/13552. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.