Radiação uv-c na longevidade pós-colheita de tangerinas sob refrigeração
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i3.13561Palavras-chave:
Citrus reticulata Blanco, fruta cítrica, ponkan, tempo de exposição.Resumo
O aumento da vida de prateleira é fundamental para ampliar a comercialização dos frutos de tangerina (Citrus reticulata Blanco) e, assim, alçar mercados mais distantes. Nessa linha, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o melhor tempo de exposição à radiação UV-C na longevidade pós-colheita desse fruto. Avaliaram-se os tempos de exposição por 5, 10, 15 e 20 minutos, além de frutos que não foram expostos, configurando a testemunha. Os frutos foram armazenados sob refrigeração a temperatura de 15 ºC e avaliados por 25 dias. A cada cinco dias avaliou-se a perda de massa fresca, firmeza, sólidos solúveis, acidez titulável, pH, ácido ascórbico, índice de maturação e taxa respiratória. Com exceção do pH, os demais resultados mostraram variação estatística em todas as características avaliadas. Os tempos de exposição por 15 e 20 minutos apresentaram resultados semelhantes em todos os tempos de armazenamento e revelaram melhores médias quanto à qualidade pós-colheita dos frutos. A radiação UV-C mostrou-se como uma técnica ferramenta promissora para a ampliação da vida útil de tangerinas, aliado à refrigeração.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.