Caracterização morfológica qualitativa de progênies de meios irmãos de meloeiro
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i3.13979Palavras-chave:
Cucumis melo, descritores agronômicos, endogamia.Resumo
O melão é uma hortaliça muito apreciada na alimentação dos brasileiros e essa cultura possui dois principais grupos botânicos, Inodorus e Reticulatus, os quais possuem características diferentes que se complementam. O objetivo desse trabalho foi realizar a caracterização morfológica qualitativa de progênies de meios irmãos de meloeiro. Foram avaliadas 100 progênies de meios irmãos de melão, através do cruzamento entre as variedades Amarelo Ouro x Hale’s Best, pertencentes aos grupos Valenciano (Inodorus) e Americano (Reticulatus), respectivamente. Os dados das escalas de notas foram distribuídos em classes de frequência relativa para cada característica analisada (rendilhamento do fruto, distribuição do rendilhamento, costelas do fruto, separação do pedúnculo do fruto maduro, cor da polpa, formato do fruto, e cor do fruto maduro) e a seleção dos frutos com as características desejáveis. As progênies de meios irmãos estudadas apresentaram alta variabilidade dos caracteres, possuindo 8,58% de frutos com as características desejáveis.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.