Reguladores de crescimento na fertilidade de gemas e maturação da cultivar ‘Nebbiolo’ em região de elevada altitude de Santa Catarina
Palavras-chave:
Vitis vinifera L., reguladores de crescimento, poda longa, maturação tecnológica.Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da aplicação de ácido naftaleno acético (ANA) e Ethrel®, na maturação da uva e na a fertilidade de gemas da cultivar Nebbiolo cultivada em regiões de elevada altitude de Santa Catarina durante a safra 2014/2015. Os tratamentos consistiram na aplicação dos reguladores de crescimento ácido naftaleno acético (ANA) e Ethrel® em diferentes estádios fenológicos durante o ciclo vegeto-produtivo da videira. No momento da colheita avaliou-se o conteúdo de sólidos solúveis, acidez total titulável e pH das bagas. Durante o inverno foram coletados ramos do ano em dormência profunda para posterior indução de brotação e avaliação da fertilidade de gemas sob condições ideais de temperatura, fotoperíodo e umidade em fitrotron. A presença ou ausência de inflorescência foi avaliada pela brotação das gemas divididas em duas diferentes posições (gemais basais e medianas). A aplicação de ácido naftaleno acético (ANA) aumentou o conteúdo de sólidos solúveis nas bagas da cultivar Nebbiolo. A aplicação dos reguladores de crescimento ácido naftaleno acético (ANA) e Ethrel®, no estádio fenológico grão ervilha, aumentam a fertilidade de gemas, na porção basal e principalmente na porção mediana dos ramos da cultivar Nebbiolo em regiões de elevada altitude de Santa Catarina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.