Extrato etanólico obtido do composto exaurido de agaricus blazei no crescimento, esporulação e germinação in vitro de corynespora cassiicola e na indução da enzima peroxidase em plantas de pepino “japonês”

Autores

  • M. Ueda
  • K. R.F. Schwan-Estrada
  • A. T. Itako
  • R. R. Oliveira
  • B. M. Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v0i0.2053

Palavras-chave:

Cucumis sativus, Cogumelo Medicinal, peroxidase

Resumo

Os extratos de basidiocarpos de Agaricus blazei têm sido estudados na indução de resistência em plantas a doenças fúngicas em diferentes patossistemas, inclusive na cultura do pepino. Além dos basidiocarpos, o próprio substrato de cultivo (composto) poderia ser utilizado, pois, tem-se constatado a permanência do micélio do fungo no substrato e que a maioria dos produtores do A. blazei não reutiliza os resíduos do composto descartando-o após a colheita dos cogumelos. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo estudar os efeitos do extrato etanólico obtido do composto após o cultivo de A. blazei no desenvolvimento in vitro de Corynespora cassiicola e na ativação de enzimas envolvidas nos mecanismos de resistência como a peroxidase em plantas de pepino. Nos testes in vitro de crescimento micelial, esporulação e germinação, utilizando-se soluções aquosas nas concentrações de 0; 0,5; 5; 50; 500 e 5000 ppm, verificou-se que nenhuma das concentrações, incorporadas em meio de cultura BDA, inibiu o crescimento e a esporulação de C. cassiicola, indicando a ausência de atividade antifúngica. No bioensaio com plantas de pepino, constatou-se aumento significativo da atividade local de peroxidase (2ª folha), nas doses de 0,5 e 5 ppm, após o intervalo de indução de quatro dias, antes da inoculação com o C. cassiicola sendo que a dose de 0,5 ppm proporcionou a melhor resposta. Por meio dos resultados obtidos e pelo fato de não ter apresentado atividade antifúngica direta sobre o patógeno, nas concentrações testadas, o extrato etanólico obtido a partir do substrato de cultivo do A. blazei pode ser visto como um potencial elicitor biótico de resistência em plantas.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

UEDA, M.; SCHWAN-ESTRADA, K. R.; ITAKO, A. T.; OLIVEIRA, R. R.; AGUIAR, B. M. Extrato etanólico obtido do composto exaurido de agaricus blazei no crescimento, esporulação e germinação in vitro de corynespora cassiicola e na indução da enzima peroxidase em plantas de pepino “japonês”. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], p. p. 65–73, 2000. DOI: 10.18188/sap.v0i0.2053. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/2053. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos