Ação in vitro de quelatos aminoácido-metais sobre Colletotrichum lindemuthianum e Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli
Agências de fomento
Capes, Fundação Araucária e a Empresa NPA.
Resumo
A antracnose ocasionada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum e o crestamento bacteriano comum, causado por Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli são exemplos de limitadores de produção no feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). As doenças de plantas podem ser controladas quimicamente, com produtos que visam inviabilizar o desenvolvimento desses microrganismos. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar os efeitos fungitóxico e bactericida de quelatos de aminoácidos-metais sobre conídios de C. lindemuthianum e células de X. axonopodis pv. phaseoli in vitro. Foram realizados dois experimentos, com delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 5 (quatro tratamentos e cinco concentrações), contendo 4 repetições. As avaliações dos fungos foram realizadas em microscópio óptico, contabilizando o número de conídios não germinados e para as bactérias foram feitas contagens do número de colônias formadas. Os quelatos aminoácidos-metais de cobre, cálcio, manganês e zinco apresentaram aptidão fungitóxica ao inibirem in vitro a germinação de conídios de C. lindemuthianum, sobretudo na concentração de 0,25%. O quelato aminoácido-metal de zinco apresentou potencial antibacteriano, a partir da concentração de 0,50%, reduzindo em 67% o número de colônias de X. axonopodis pv. phaseoli.Downloads
Publicado
20-04-2019
Como Citar
QUEIROZ, S. B.; STANGARLIN, J. R.; DUARTE JÚNIOR, J. B.; RÖDER, C.; CARVALHO, J. C.; ROSA, W. B. Ação in vitro de quelatos aminoácido-metais sobre Colletotrichum lindemuthianum e Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 82–87, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21209. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.