Seleção e valorização de indicadores de desenvolvimento rural para análise de unidades de produção agropecuárias no contexto da sustentabilidade

Autores

  • N. L.S. da Silva
  • O. H. da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v8i1.3831

Palavras-chave:

desenvolvimento rural, indicadores de sustentabilidade, diagnóstico

Resumo

Com o objetivo de eleger e valorar indicadores para análises da sustentabilidade de unidades de produção agropecuárias (UPA’s), selecionou-se indicadores considerados significativos na dinâmica interna das UPA’s. Posteriormente, estes, foram valorados através do método de Análise Hierárquico de Processos (AHP), sendo usado como suporte o Software Expert Choice. O estudo utilizou como referência a microbacia do córrego Ajuricaba, município de Marechal Cândido Rondon, PR, situada entre as coordenadas UTM 787.309m E e 793.892m E; 7.275.026m N e 7.281.310m N, do Fuso 21. Os resultados do estudo permitem inferir que: os critérios e indicadores selecionados para a análise da sustentabilidade das UPA’s, foram abrangentes e significativos; os pesos atribuídos pelos especialistas mostraram-se coerentes; o critério Qualidade de Vida e o Critério Ambiental foram considerados os de maiores pesos nas análises dos avaliadores; dentro do critério econômico, o indicador Área da Propriedade assumiu o maior peso, seguido do indicador Culturas Permanentes; para os indicadores do Critério Ambiental, houve uniformidade maior em relação aos pesos dos avaliadores; porém a Área de Preservação Permanente, foi atribuído o maior peso entre os indicadores; com relação aos Indicadores Técnicos, o Retorno Econômico das atividades foi o mais valorado, porém, houve uma aproximação entre os pesos para os diferentes indicadores; para os indicadores do Critério Político e Social, os pesos atribuídos, tanto para a Educação como Posse da Terra, juntamente com a Organização Política e Social, foram os mais valorados; já para o Critério Qualidade de Vida, a Saúde e a Alimentação, tiveram, um destaque bem acima dos demais indicadores, permitindo inferir, que não há desenvolvimento sustentável sem qualidade de vida, e para se ter qualidade de vida é indispensável que se tenha saúde e alimentação de qualidade.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SILVA, N. L. da; SILVA, O. H. da. Seleção e valorização de indicadores de desenvolvimento rural para análise de unidades de produção agropecuárias no contexto da sustentabilidade. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 8, n. 1, p. p. 51–71, 2000. DOI: 10.18188/sap.v8i1.3831. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/3831. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos