Enxertia no desenvolvimento e qualidade de frutos de tomateiro, sob diferentes porta-enxertos em cultivo protegido
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v10i3.4066Palavras-chave:
Lycopersicon esculentum Mill, resistência, incompatibilidade, sabor de frutosResumo
O presente trabalho objetivou foi avaliar o desenvolvimento de plantas e a desenvolveram neste aspecto.o desenvolvimento dedcaracterização físico-química de frutos de tomateiro híbrido Platinum, enxertadas e pé-franco. O delineamento adotado foi inteiramente casualizado com oito tratamentos, três repetições e cinco plantas por parcela, sendo sete porta-enxertos, R601, R602, R603, Guardião, Protetor, Spirit e Magnet, enxertados no híbrido Platinum e o seu respectivo pé-franco. Foram feitas avaliações de incompatibilidade de plantas, produção e desenvolveram neste aspecto. caracterização físico-químicas dos frutos. Os dados foram submetidos à análise de variância sendo as médias comparadas através do teste Tukey a 5% de probabilidade. A maior porcentagem de plantas sobreviventes ocorreu para os híbridos R 603 e Magnet, sendo mais eficientes para o controle de murcha bacteriana. Não foram observadas incompatibilidade de plantas e diferenças para as variáveis perda de água, textura, SS, AT, relação SS/AT (ratio) bem como produtividade. Para o pH nota-se diferenças significativas, sendo que os porta-enxertos Protetor, Magnet e Guardião juntamente com o pé-franco apresentaram menor pH, enquanto que o porta-enxerto R601 apresentou maior pH dos frutos. A combinação do porta-enxerto R603 com o híbrido comercial Platinum mostrou-se resistente a R. solanacearum, além da tendência de aumento na produtividade de plantas.Downloads
Publicado
25-01-2012
Como Citar
SIRTOLI, L. F.; CERQUEIRA, R. C.; GOTO, R.; RODRIGUES, J. D. Enxertia no desenvolvimento e qualidade de frutos de tomateiro, sob diferentes porta-enxertos em cultivo protegido. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 3, p. p. 15–22, 2012. DOI: 10.18188/sap.v10i3.4066. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4066. Acesso em: 26 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.