Rendimento forrageiro da Brachiaria brizantha cv. marandu submetida à doses crescentes de fósforo
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v11i3.4238
Agências de fomento
FAPEMIG
Palavras-chave:
produção vegetal, zootecnia, agronomiaResumo
Objetivou-se avaliar o rendimento forrageiro da Brachiaria brizantha cv. Marandu quando cultivada com doses crescentes de fósforo, para se obter subsídios para uma recomendação mais adequada. O experimento foi conduzido entre os anos 2006/2007 em casa de vegetação pertencente a Universidade Estadual de Montes Claros [1]em Janaúba, MG. As unidades experimentais utilizadas foram vasos plásticos com capacidade para 6 dm³ de solo, preenchidos com latossolo vermelho eutrófico. O experimento foi montado com seis doses de P (0, 30, 60, 90, 120, 150 Kg de P2O5 /ha) na forma de superfosfato simples, em um delineamento inteiramente casualizados, com cinco repetições. Foram realizados três cortes da parte aérea no intervalo de 35 dias. Aos quarenta e cinco dias após o plantio, fez-se um corte de uniformização das cinco plantas de cada vaso a 10 cm do solo. Os materiais provenientes do primeiro, segundo e terceiro corte foram separados em folhas, hastes e matéria seca total. Na ocasião do ultimo corte foi efetuada a contagem de perfilhos por vaso e extração das raízes. As produções da matéria seca total, das folhas e hastes, números de perfilhos por vaso e matéria seca das raízes foram avaliadas. Destes parâmetros apenas a produção da matéria seca das raízes não apresentou significância ao nível de 10% pelo teste “F“. A adubação fosfatada influenciou positivamente a produção da matéria seca total, das folhas e das hastes e o número de perfilhos, contudo não foi observada diferença significativa para produção da matéria seca das raízes.Downloads
Publicado
18-12-2012
Como Citar
PORTO, E. M. V.; ALVES, D. D.; VITOR, C. M. T.; GOMES, V. M.; DA SILVA, M. F.; DAVID, A. M. S. de S. Rendimento forrageiro da Brachiaria brizantha cv. marandu submetida à doses crescentes de fósforo. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 25–34, 2012. DOI: 10.18188/sap.v11i3.4238. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4238. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.