Maturação fisiológica de sementes de Luehea grandiflora Mart. & Zucc.
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v11i1.4364Palavras-chave:
germinação, época de colheita, Tiliaceae, índice de velocidade de germinaçãoResumo
O açoita-cavalo-graúdo (Luehea grandiflora) é uma espécie arbórea pertencente a família Tiliaceae, sendo suas folhas muito utilizadas na fabricação de fitoterápicos e sua madeira de ótima qualidade para a indústria moveleira. O estudo da maturação em sementes é uma importante forma de conhecer o desenvolvimento reprodutivo das espécies e prever a época adequada de colheita dos frutos. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar a maturação fisiológica das sementes de Luehea grandiflora, visando determinar o melhor estádio de maturação para a colheita dos frutos. O experimento foi desenvolvido no Laboratório de Tecnologia e Fisiologia de Sementes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon (PR). O delineamento experimental empregado foi inteiramente casualizado, com três tratamentos (estádios de maturação 1,2 e 3) e cinco repetições. Foram avaliados os parâmetros físicos: comprimento, largura e peso de frutos inteiros, além do teor de água das sementes, peso de mil sementes, teste de germinação e índices de velocidade de germinação (IVG) e velocidade de emissão de radícula (IVER). Com a realização deste estudo concluiu-se que a colheita dos frutos deve ser realizada na passagem do estádio 2 para o 3, no início da abertura dos frutos.Downloads
Publicado
09-04-2012
Como Citar
MARINI, D.; DARTORA, J.; SANDER, G.; DE MATOS MALAVASI, M. Maturação fisiológica de sementes de Luehea grandiflora Mart. & Zucc. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 11, n. 1, p. p.65–73, 2012. DOI: 10.18188/sap.v11i1.4364. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4364. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.