Ecossistemas: seus impactos e alterações nos ambientes
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v10i3.4457Palavras-chave:
Meio ambiente, sustentabilidade, agroecossistema, biodiversidade.Resumo
Em pleno século XXI encontramos a necessidade de conciliar os avanços tecnológicos e manter as bases culturais, gerar emprego e renda, viabilizar a inclusão de pessoas em condição de vulnerabilidade social, minimizar o impacto ambiental com a crescente geração de resíduos e criar condições efetivas de um ambiente sustentável. A relação do ser humano com o ecossistema é determinante, quando se visa um processo ecologicamente equilibrado. Com a busca de avanços rumo a uma sociedade sustentável, encontramos muitos obstáculos devido a uma restrita consciência, a respeito das implicações do modelo de desenvolvimento atual. Com isso, é importante conhecermos os principais ecossistemas, que interagem com a atividade antrópica, para compreender os impactos negativos causados e assim realizar ações de manejo, para que seja possível a recuperação e manutenção do ecossistema, a fim de evitar a degradação irreversível deste. O objetivo desta revisão é a exploração de assuntos envolvendo o ecossistema aquático, urbano e o agrícola, compreendendo a necessidade de alinhar as atividades econômicas e sociais e proteger o planeta assegurando um futuro sustentável para todos os povos.Downloads
Publicado
25-01-2012
Como Citar
BRAND, F. C.; MENEGHEL, A. P.; NAVA, I. A.; GONÇALVES JR., A. C. Ecossistemas: seus impactos e alterações nos ambientes. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 3, p. p. 5–14, 2012. DOI: 10.18188/sap.v10i3.4457. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4457. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Revisões Bibliográficas
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.