PRODUTIVIDADE DE MILHO, PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DE UM LATOSSOLO INFLUENCIADAS PELO USO DE CAMA DE AVIÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v11i2.4508Palavras-chave:
Zea mays L., adubação orgânica, densidade do solo.Resumo
RESUMO: O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da cama de aviário associada com adubação química nas propriedades físicas e químicas do solo, nos componentes de produção e na produtividade da cultura do milho (Zea mays L) em sistema de plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos constituíram-se de cinco diferentes combinações de doses de adubo químico e orgânico na cultura do milho. A proporção de adubo em cada tratamento foi: 100% adubo químico; 75% de adubo químico e 25% de adubo orgânico; 25% de adubo químico e 75% de adubo orgânico; 50% de adubo químico e 50 % de adubo orgânico; 100% adubo orgânico. Utilizou-se como base para a adubação orgânica a dose de 15 t ha-1 de cama de aviário e para a adubação química a dose de 438 kg ha-1 de um formulado comercial 8-20-10 (NPK). Os resultados demonstraram que a cama de aviário influenciou nas propriedades químicas do solo, o tratamento que recebeu 50% de adubo químico e 50% de adubo orgânico apresentou na profundidade de 0 a 10 cm menor teor de cálcio, soma de bases, capacidade de troca catiônica e maior teor de Manganês. Sendo que na profundidade de 10 a 20 cm este tratamento apresentou o menor pH e soma de bases. Constatou-se que a adição de cama de aviário, associada ou não com adubação mineral, não influenciou na macroposidade, microporosidade, densidade do solo; bem como nos componentes de produção e produtividade da cultura do milho. Portanto, pode ser utilizada como adubo para a cultura do milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.