DESENVOLVIMENTO MOFOFISIOLÓGICO DE RAÍZES E BROTOS DA CANA-DE-AÇÚCAR (SACCHARUM OFFICINARUM L.)
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v11i2.4563Palavras-chave:
Desenvolvimento radicular, gemas laterais e perfilhamento.Resumo
Com a implementação do Plano Nacional de Agroenergia em 2005 e as atenções mundiais voltando-se para o caso de sucesso do etanol do Brasil, o álcool de cana-de-açúcar passou a atrair ainda mais atenção como alternativa energética renovável. Nos campos comerciais de cana-de-açúcar, o plantio é feito através da propagação vegetativa, sendo assim os órgãos da gema e primórdios radiculares estão no estado latente, e havendo condições favoráveis passam para o estado ativo de crescimento e desenvolvimento, devido às mudanças de reservas nutritivas pela atividade de enzimas reguladoras de crescimento. O desenvolvimento do sistema radicular é típico para cada espécie, sendo que para a cultura da cana-de-açúcar inicia-se logo após o plantio em uma porção do colmo com pelo menos uma gema lateral. A maior concentração de biomassa de raízes é encontrada perto da superfície e diminui exponencialmente com a profundidade, além disso, outros fatores ambientais encontram-se relacionados com o desenvolvimento radicular e brotação. Neste sentido, este trabalho abordará a fisiologia do desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar correlacionado ao estádio inicial do desenvolvimento.Downloads
Publicado
19-11-2012
Como Citar
JADOSKI, C. J.; BRAGANTI TOPPA, E. V.; RODRIGUES, J. D.; BLANK. DESENVOLVIMENTO MOFOFISIOLÓGICO DE RAÍZES E BROTOS DA CANA-DE-AÇÚCAR (SACCHARUM OFFICINARUM L.). Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 22–32, 2012. DOI: 10.18188/sap.v11i2.4563. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4563. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Revisões Bibliográficas
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.