Técnicas para estudos de consumo de alimentos por ruminantes em pastejo: revisão
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v9i2.4569Palavras-chave:
bocado, comportamento ingestivo, digestibilidade, indicador, pastagemResumo
O consumo dos animais em pastejo é influenciado por muitos fatores, tornando-se difícil a definição de uma metodologia adequada para avaliação. Variáveis como atividades dos animais em pastejo, digestibilidade da forragem e produção animal orientam sobre o melhor método de pastejo, que por sua vez, resulta em uma produção mais econômica. As principais formas de estimar o consumo são por meio de medidas diretas, indiretas e pelo estudo do comportamento ingestivo. As medidas diretas têm como princípio a diferença de massa pré e pós pastejo, por medida no animal ou na pastagem. As metodologias indiretas são baseadas em estudos de produção fecal e digestibilidade com uso de indicadores. A metodologia que estuda o comportamento ingestivo dos animais em pastejo utiliza como ferramentas as variáveis do bocado (profundidade, massa, tamanho) e o tempo de pastejo para estimar o consumo. São de grande importância trabalhos que têm como objetivo comparar metodologias, mas são escassos. As técnicas utilizadas para estimativa do consumo de ruminantes em pastejo são inúmeras, todas têm suas limitações e fontes de erro que devem ser bem compreendidas de forma a permitir escolha da técnica mais adequada ao objetivo da estimativa e à disponibilidade de recursos financeiros e operacionais.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BARROS, C. S. de; DITTRICH, J. R.; MONTEIRO, A. L. G.; PINTO, S.; WARPECHOWSKI, M. B. Técnicas para estudos de consumo de alimentos por ruminantes em pastejo: revisão. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 9, n. 2, p. p. 05–24, 2000. DOI: 10.18188/sap.v9i2.4569. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4569. Acesso em: 8 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.