Polinização do maracujá doce (Passiflora alata Dryander)
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v9i2.4573Palavras-chave:
insetos, polinização, Passiflora alata, maracujáResumo
Este experimento foi conduzido em Ribeirão Preto, SP, para estudar a freqüência e tipo de coleta (pólen ou néctar) dos insetos nas flores do maracujá-doce (Passiflora alata Dryander). A freqüência dos insetos e o tipo de coleta, no decorrer do dia, foram obtidos por contagem nos dez primeiros minutos de cada horário, do amanhecer ao entardecer, com cinco repetições. Observou-se que as flores abriram a partir das 6h00 e após as 17h00 todas estavam fechadas. Os insetos observados foram abelhas Centris sp (75,69%), seguida por Trigona spinipes (20,14%) e Apis mellifera (4,17%). A abelha Centris sp. visitou as flores para coletar apenas néctar, das 6h00 às 17h00, sendo mais freqüente no período da manhã. T. spinipes visitou as flores tanto para coletar néctar quanto pólen, das 6h00 às 16h00, preferindo coletar néctar no período da manhã. A mellifera coletou apenas pólen, das 6h00 às 10h00, sendo mais freqüente às 9h00.Palavras-chave: insetos, polinização, Passiflora alata, maracujá.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MALERBO-SOUZA, D. T.; RIBIERO, M. F. Polinização do maracujá doce (Passiflora alata Dryander). Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 9, n. 2, p. p. 37–46, 2000. DOI: 10.18188/sap.v9i2.4573. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4573. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.