Padrão de esterase de diferentes populações do nematóide de cisto da soja
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v9i2.4574Palavras-chave:
Heterodera glycines, eletroforese de isoenzimas, esteraseResumo
Objetivou-se com o presente estudo comparar o fenótipo para a isoenzima esterase em diferentes populações do Nematóide de cisto da Soja pertencentes às raças 1, 3, 6 e 14. Extratos protéicos de 1, 6 e 12 fêmeas maduras do NCS foram submetidos a eletroforeseem gel de poliacrilamida 8%. Detectou-se presença de atividade para esterase a partir de extrato protéico de uma única fêmea. As diferentes raças testadas apresentaram fenótipo semelhante para esta enzima, não sendo possível a sua diferenciação por esta técnica.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
DAVI, J. de J.; GRABOWSKI, M. M.; COMERLATO, A. P.; FORMENTINI, H. M.; ANTES, V. A.; FURLANETTO, C. Padrão de esterase de diferentes populações do nematóide de cisto da soja. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 9, n. 2, p. p. 48–51, 2000. DOI: 10.18188/sap.v9i2.4574. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4574. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.