Análise de crescimento de girassol ornamental de vaso e aplicação de nitrogênio
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v9i2.4578Palavras-chave:
cultivo de flores, fertirrigação, eficiência fotossintéticaResumo
Este trabalho teve como objetivo comparar o crescimento de plantas de girassol ornamental de vaso, sob níveis de nitrogênio aplicado via fertirrigação, em cultivo protegido, empregando a técnica de análise de crescimento. O experimento foi conduzido no Departamento de Recursos Naturais - Ciência do Solo, FazendaExperimental Lageado, pertencente à FCA, UNESP, Campus de Botucatu – SP, em casa de vegetação, no período compreendido de 21 de agosto a 22 de outubro de 2008. Adotou-se o delineamento em blocos casualizados, com quatro doses de nitrogênio (75%, 100%, 125% e 150%), utilizando 100% como referência a dose de 0,035 g L-1 na fase vegetativa e 1,66 g L-1 na fase reprodutiva, tendo como fonte o nitrato de amônio. Foram utilizadas sementes de girassol ornamental, cultivar Sunflower F1 Sumbrite Supreme, da SAKATA®, semeadas em bandejas com 128 células, posteriormente transplantadas em vasos de plástico número 15, com capacidade para 1,3 L, preenchidas com substrato formulado. Foram avaliados a cada quinze dias coletas de plantas para análise de crescimento, com avaliações da área foliar e da massa seca total, que foram transformados em dados fisiológicos de taxa de
crescimento relativo, taxa assimilatória líquida e razão de área foliar. Os resultados indicam que ocorreu maior eficiência fotossintética das plantas com o aumento das doses de nitrogênio aplicadas nas plantas de girassol ornamental.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BRAGA, C. de L.; FERNANDES, D. M.; SIRTOLI, L. F.; LUDWIG, F. Análise de crescimento de girassol ornamental de vaso e aplicação de nitrogênio. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 9, n. 2, p. p. 52–59, 2000. DOI: 10.18188/sap.v9i2.4578. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4578. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.