Escalas de medidas de variáveis para diagnósticos da sustentabilidade de sistema de produção agropecuários
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v9i2.4580Palavras-chave:
escala de graus, diagnóstico de sistemas de produção, agricultura sustentávelResumo
Com o objetivo de analisar a sustentabilidade das unidades de produção agropecuárias, este trabalho buscou a elaboração de escalas que permitem diagnosticar as variáveis qualitativas e quantitativas que compõem os sistemas de produção, e atribuir-lhes diferentes graus de sustentabilidade. Metodologicamente, é uma abordagem descritiva, sendo que os procedimentos técnicos e a estratégia utilizada foi o estudo de casos múltiplos. Já as informações para caracterizar as unidades de produção agrícola foram obtidas em entrevista com os agricultores, através de um formulário previamente elaborado. Como delimitação da pesquisa, foram diagnosticadas as propriedades rurais Córrego Ajuricaba no município de Marechal Cândido Rondon – PR. O resultado obtido foi a construção de uma matriz sustentada por cinco critérios, derivados em trinta indicadores parametrizados em uma escala de cinco graus de sustentabilidade: 1.Insustentável (0-20); 2. Tendendo para a Insustentabilidade (20,1-40); 3. Transição
(40,1-60); 4. Tendendo para a Sustentabilidade (60,1-80); 5. Sustentável (80,1-100). A
partir dos testes realizados, concluiu-se que os parâmetros, estabelecidos nos intervalos
da escala dos indicadores são consistentes ao nível regional para diagnosticar unidades
de produção, bem como microbacias. A metodologia, devidamente adaptada para
diferentes condições, facilitará as análises e tomada de decisões na utilização de
políticas publicas para municípios e comunidades.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SILVA, N. L. S. da; SILVA, O. H. da. Escalas de medidas de variáveis para diagnósticos da sustentabilidade de sistema de produção agropecuários. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 9, n. 2, p. p. 71–84, 2000. DOI: 10.18188/sap.v9i2.4580. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4580. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.